<b>A influência da pedagogia norte-americana na educação em Sergipe e na Bahia: reflexões iniciais</b>

  • Ester Fraga Vilas-Bôas Universidade Federal de Sergipe.

Resumen

O protestantismo conseguiu se estabelecer no Brasil a partir do século XIX, com a chegada de imigrantes europeus e norte-americanos, oriundo de missões das chamadas denominações históricas – metodistas, congregacionais, presbiterianos e batistas. A primeira estratégia de penetração dos presbiterianos – responsáveis pela implantação do protestantismo na Bahia e em Sergipe – foi compreender o modus vivendi do brasileiro e a partir daí estruturaram um plano de ação no qual a educação constituiu-se na principal estratégia de propaganda das idéias de uma civilização cristã com novos padrões intelectuais e morais, moldada na nova fé. Numa perspectiva historiográfica, este artigo procura analisar de que maneira o projeto educacional proposto por aquela denominação funcionou como veículo de propagação e consolidação dos seus princípios doutrinários. 

 

 

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Biografía del autor/a

Ester Fraga Vilas-Bôas, Universidade Federal de Sergipe.
Professora da Faculdade Pio X, da rede estadual de ensino e mestre em educação pela Universidade Federal de Sergipe.
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Vilas-Bôas, E. F. (2012). <b>A influência da pedagogia norte-americana na educação em Sergipe e na Bahia: reflexões iniciais</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(2 [2]), 9-26. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38740
Sección
Artículo original