<b>História da política educacional em Minas Gerais no século XIX: os relatórios dos presidentes da província</b>

  • Fernanda Mendes Resende Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Luciano Mendes de Faria Filho
Palavras-chave: Instrução Pública, Século XIX, Política Educacional, Presidentes da Província, Minas Gerais

Resumo

Este texto propõe-se a analisar as políticas de instrução pública elementar na província de Minas Gerais, ao longo do século XIX e, ao mesmo tempo, apresentar e discutir uma fonte de grande valor para a história da educação do período: os Relatórios dos Presidentes de Província e dos Diretores da Instrução Pública. Analisando os discursos políticos sobre a instrução no período imperial, tais documentos foram fundamentais para compreender importantes facetas das políticas provinciais para a instrução, tais como aquelas relacionadas à profissão docente, à formação de professores e às escolas normais; aos processos e métodos de ensino e aprendizagem; ao acesso desigual, em termos de raça e gênero, aos serviços da instrução; à materialidade da escola, tais como espaços escolares e materiais pedagógicos, dentre outras apontadas e discutidas ao longo do trabalho.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mendes Resende, Universidade do Estado de Minas Gerais.
Professora de pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Congonhas.
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Resende, F. M., & Faria Filho, L. M. de. (2012). <b>História da política educacional em Minas Gerais no século XIX: os relatórios dos presidentes da província</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(2 [2]), 67-112. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38743