<b>História da política educacional em Minas Gerais no século XIX: os relatórios dos presidentes da província</b>

  • Fernanda Mendes Resende Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Luciano Mendes de Faria Filho

Resumen

Este texto propõe-se a analisar as políticas de instrução pública elementar na província de Minas Gerais, ao longo do século XIX e, ao mesmo tempo, apresentar e discutir uma fonte de grande valor para a história da educação do período: os Relatórios dos Presidentes de Província e dos Diretores da Instrução Pública. Analisando os discursos políticos sobre a instrução no período imperial, tais documentos foram fundamentais para compreender importantes facetas das políticas provinciais para a instrução, tais como aquelas relacionadas à profissão docente, à formação de professores e às escolas normais; aos processos e métodos de ensino e aprendizagem; ao acesso desigual, em termos de raça e gênero, aos serviços da instrução; à materialidade da escola, tais como espaços escolares e materiais pedagógicos, dentre outras apontadas e discutidas ao longo do trabalho.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fernanda Mendes Resende, Universidade do Estado de Minas Gerais.
Professora de pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Congonhas.
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Resende, F. M., & Faria Filho, L. M. de. (2012). <b>História da política educacional em Minas Gerais no século XIX: os relatórios dos presidentes da província</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(2 [2]), 67-112. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38743
Sección
Artículo original