<b>La Educación Histórica del Deseo</b>

  • Agustín Escolano Benito Universidade de Valladolid (España).
Palavras-chave: Desejo, Memória, Cultura, Educação

Resumo

O artigo interroga-se sobre o desejo como leitmotiv essencial do mundo da vida e do mundo da cultura e educação. Destaca a importância da aventura da utopia na ação educativa, esta última percebida como prática cultural. Discorre sobre estudos acerca do desejo realizados no campo da história, demonstrando a revalorização do estatuto epistemológico e prático do desejo nas análises da modernidade. Conclui sinalizando para uma educação do desejo como forma de emancipá-lo criticamente das velhas e novas tutelas que o protegem. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agustín Escolano Benito, Universidade de Valladolid (España).
Catedrático de História da Educação da Universidade de Valladolid (España), presidente da Sociedade Espanhola de História da Educação e membro do Comitê Executivo da ISCHE (International Standing Conference for History of Education), isto é, a Associação Internacional de História da Educação. É, ainda, fundador e diretor da Revista Espanhola de História da Educação (Universidade de Salamanca).
Áreas de investigação: Manualística, Culturas Escolares, História da Escola e do Currículo, História Comparada da Educação.
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Benito, A. E. (2012). <b>La Educación Histórica del Deseo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 97-114. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38752
Seção
Artigos