<b>La Educación Histórica del Deseo</b>

  • Agustín Escolano Benito Universidade de Valladolid (España).

Resumen

O artigo interroga-se sobre o desejo como leitmotiv essencial do mundo da vida e do mundo da cultura e educação. Destaca a importância da aventura da utopia na ação educativa, esta última percebida como prática cultural. Discorre sobre estudos acerca do desejo realizados no campo da história, demonstrando a revalorização do estatuto epistemológico e prático do desejo nas análises da modernidade. Conclui sinalizando para uma educação do desejo como forma de emancipá-lo criticamente das velhas e novas tutelas que o protegem. 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Agustín Escolano Benito, Universidade de Valladolid (España).
Catedrático de História da Educação da Universidade de Valladolid (España), presidente da Sociedade Espanhola de História da Educação e membro do Comitê Executivo da ISCHE (International Standing Conference for History of Education), isto é, a Associação Internacional de História da Educação. É, ainda, fundador e diretor da Revista Espanhola de História da Educação (Universidade de Salamanca).
Áreas de investigação: Manualística, Culturas Escolares, História da Escola e do Currículo, História Comparada da Educação.
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Benito, A. E. (2012). <b>La Educación Histórica del Deseo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 97-114. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38752
Sección
Artículo original