<b>El Concepto de “Emancipación Espiritual” en el Debate sobre la Educación en Hispanoamérica en la Primera Mitad del Siglo XIX</b>

  • Gabriela Ossenbach Sauter École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.
Palavras-chave: Herança Colonial, Nacionalidade, Escola Pública, América Espanhola

Resumo

Partindo da afirmação de que na primeira metade do século XIX, a luta pela estabilidade política e pela criação de uma nova identidade nacional impregnou o pensamento liberal hispanoamericano de uma preocupação unânime de difusão da educação e de combate à herança colonial espanhola através da escola pública, o artigo debruça-se sobre alguns autores relevantes do pensamento político-educacional na América espanhola, mais especificamente no México, Chile e Argentina, explorando três aspectos: a influência da Igreja católica sobre os valores morais e sociais, o peso do elemento militar nas novas sociedades independentes e os conteúdos de ensino.

 

 

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Biografia do Autor

Gabriela Ossenbach Sauter, École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.
Professor associado ao Centre de Recherche sul le Brésil Contemporain da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Aí desenvolve pesquisas comparativas sobre a história social das práticas culturais da escrita. Participou das grandes
investigações francesas sobre a história do livro e da leitura.
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Sauter, G. O. (2012). <b>El Concepto de “Emancipación Espiritual” en el Debate sobre la Educación en Hispanoamérica en la Primera Mitad del Siglo XIX</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 143-159. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38754
Seção
Artigos