<b>Projetos educativos para as populações do campo nos anos de 1950 e ProJovem Campo – Saberes da Terra: desenvolvimentismo e proposições dos organismos internacionais</b>

  • Angela Maria Hidalgo Unicentro
Palavras-chave: Educação do Campo, Desenvolvimentismo, Educação Rural, Movimentos Sociais e Educação, Organismos Internacionais

Resumo

Para demonstrar os elementos de continuidade entre as propostas de educação do campo dos anos de 1950 e o Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra na atualidade, relacionou-se o desenvolvimentismo ao papel dos organismos internacionais e aos projetos educativos nesses períodos. Explicitou-se, nos anos de 1950, a modernização da cultura das populações e das técnicas agrícolas como estratégias de obtenção dos benefícios sociais e controle dos movimentos camponeses. Já nas orientações dos organismos internacionais, a partir dos anos de 1990, revelou-se a ênfase na redução da pobreza e preservação do meio ambiente como condições para o desenvolvimento econômico, na proposta do desenvolvimento sustentável, em que o protagonismo dos movimentos sociais do campo é enfatizado.

Abstract

To demonstrate the elements of continuity between the proposed rural education program of the 1950s and ProJovem Campo Saberes da Terra today, we related developmentalism, the role of international organizations and educational projects in these periods. We made explicit in the 1950s, the modernization of the culture of the people and farming techniques, strategies for obtaining social benefits and control of peasant movements. As the guidelines of international organizations from the 1990s, we made explicit emphasis on poverty reduction and environmental protection as conditions for economic development, in the proposal of sustainable development, as the leadership of social movements is emphasized

Keywords

Education of the Countryside; Developmentalism; Rural Education; Social Movements and Education; International Organizations

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Hidalgo, Unicentro

Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) em Marília, docente do Departamento de Pedagogia da Unicentro (PR), líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Educação. Coordena o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq) e da Fundação Araucária sobre a educação do campo

Publicado
2012-11-06
Como Citar
Hidalgo, A. M. (2012). <b>Projetos educativos para as populações do campo nos anos de 1950 e ProJovem Campo – Saberes da Terra: desenvolvimentismo e proposições dos organismos internacionais</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(2[29]), 239-266. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38793
Seção
Artigos