<b>Professoras catarinenses: razões para escolher e permanecer na carreira</b>

  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ione Ribeiro Valle UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave: Memória Docente, Profissão Docente, Professoras Catarinenses, Carreira Docente

Resumo

Este escrito analisa, a partir do desenvolvimento do projeto Memória docente e justiça escolar, algumas razões que levaram professoras aposentadas da Rede Estadual de Ensino de SantaCatarina a escolher e permanecer na carreira docente. O recortetemporal para efetuar a análise é entre meados dos anos de 1950 ea década de 1960. Acreditamos que, ao compreender as causas queas moveram a escolher e perseverar na prática da profissão, bemcomo questões que marcaram sua carreira profissional, contribuímospara o entendimento de perspectivas caras à carreira docente quepermitem pensar a história da formação e a memória das docentescatarinenses, não em si mesmas, mas como constituidoras de umcampo maior e mais complexo, que articula história e sociologia daeducação.

 

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Biografia do Autor

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora em caráter temporário na Universidade Federal de Santa Catarina e com experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Possui experiência na área de educação específica, com ênfase na Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Temas de interesse: Socialização profissional, Intelectuais e projetos educacionais, Instituições de pesquisa e professores, organização escolar. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de educadores em Santa Catarina desde 2003 (GPEFESC).
Ione Ribeiro Valle, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação, com foco principalmente nos temas: educação escolar, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e livros do francês para o português na área da sociologia da educação.
Publicado
2013-02-20
Como Citar
Melo, M. M. R. de, & Valle, I. R. (2013). <b>Professoras catarinenses: razões para escolher e permanecer na carreira</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 199-228. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38818