Teachers from the State of Santa Catarina: reasons for choosing and remaining in the profession

  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ione Ribeiro Valle UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Keywords: Teaching Memories, Teaching Profession, State of Santa Catarina, Teaching Career

Abstract

This paper analyzes, as from the development of the project Teaching memory and school justice, some reasons why retired school teachers from the State of Santa Catarina have chosen and remained in their professions. The timeframe of the analysis ranges from the mid-1950s to the end of the 60s. We believe that understanding the reasons that encouraged those teachers to choose and persevere in teaching and the issues that marked their careers can contribute to the understanding of the teaching career perspectives, considering the history and the memory of school teachers from the State of Santa Catarina, not only per se, but also as constituents of a broader and more complex field that combines history and sociology of education.

 

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Author Biographies

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora em caráter temporário na Universidade Federal de Santa Catarina e com experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Possui experiência na área de educação específica, com ênfase na Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Temas de interesse: Socialização profissional, Intelectuais e projetos educacionais, Instituições de pesquisa e professores, organização escolar. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de educadores em Santa Catarina desde 2003 (GPEFESC).
Ione Ribeiro Valle, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação, com foco principalmente nos temas: educação escolar, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e livros do francês para o português na área da sociologia da educação.
Published
2013-02-20
How to Cite
Melo, M. M. R. de, & Valle, I. R. (2013). Teachers from the State of Santa Catarina: reasons for choosing and remaining in the profession. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 199-228. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38818
Section
Original research