Perfis docentes: prestígio e hierarquia no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (anos 1950-60)

  • Sonia de Castro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Instituto de Educação do Rio de Janeiro, formação de professores, identidade, trajetórias profissionais, docentes do curso normal

Resumo

O artigo pretende focalizar a identidade de professores que lecionaram no curso normal do Instituto de Educação entre as décadas de 1950 e 1960, investigar seus processos de formação, as formas de acesso e hierarquização, bem como os percursos profissionais. Para além das semelhanças que os unem como profissionais identificados com a instituição onde trabalham e o apelo à vocação como justificativa maior na escolha da carreira abraçada, foi possível perceber um processo de hierarquização nesse corpo docente que se relacionava: a) às disciplinas ministradas; b) às instâncias por onde esses professores circulavam; c) à grande repercussão obtida pela circulação dos livros didáticos por eles produzidos.

 

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Biografia do Autor

Sonia de Castro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  pesquisadora e atual coordenadora do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (Proedes/UFRJ).

 

Publicado
2014-04-28
Como Citar
Lopes, S. de C. (2014). Perfis docentes: prestígio e hierarquia no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (anos 1950-60). Revista Brasileira De História Da Educação, 14(1[34]), 251-272. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38871