‘É o bom professor que prepara o bom patriota’: interfaces entre educação e saber médico na Paraíba (1919-1945)

  • Iranilson Buriti Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Leonardo Querino Freire Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Saúde, Educação, Paraíba.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar os diálogos e as aproximações entre os campos de saber médico e educacional, na Paraíba, no período compreendido entre 1919 e 1945. Nossa intenção é problematizar o modo como os diferentes sujeitos paraibanos dessa época se relacionavam com a educação sanitária, principalmente os alunos da escola primária. Fundamentamos nossas reflexões a partir de discursos e escritos políticos, textos jornalísticos e correspondências trocadas pelos médicos paraibanos da época. A análise dessas experiências socioculturais foi estruturada a partir de um aporte teórico-metodológico baseado nas contribuições da Nova História Cultural, a exemplo de Roger Chartier e Michel de Certeau.

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Biografia do Autor

Iranilson Buriti Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em História. Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Bolsista Produtividade do CNPq

Leonardo Querino Freire, Universidade Federal de Campina Grande
Historiador. Professor da Rede Particular de Ensino da Paraíba
Publicado
2014-07-24
Como Citar
Oliveira, I. B., & Freire, L. Q. (2014). ‘É o bom professor que prepara o bom patriota’: interfaces entre educação e saber médico na Paraíba (1919-1945). Revista Brasileira De História Da Educação, 14(2[35]), 53-76. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38878
Seção
Artigos