G. Stanley Hall e o child study: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX
Resumo
Este artigo trata do child study nos Estados Unidos entre fins do século XIX e primeira década do século XX. A figura destacada é a de G. Stanley Hall, que liderou o movimento tanto no seu âmbito mais amplo, incluindo professores primários, jardineiras e pais, como no sentido estrito de criação de um campo de estudo para o qual disciplinas convergiriam para o estudo da criança e do adolescente nas suas mais diferentes dimensões. No início, o epicentro institucional do child study foi a Clark University, presidida por Hall, tendo sido o seu órgão principal de divulgação a revista Pedagogical Seminary. Além de examinar o evolucionismo específico do child study comandado por Hall, o artigo aborda o processo de hegemonização da Psicologia sobre as demais disciplinas nos estudos da infância.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.