G. Stanley Hall e o child study: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX

  • Mirian Jorge Warde

Resumo

Este artigo trata do child study nos Estados Unidos entre fins do século XIX e primeira década do século XX. A figura destacada é a de G. Stanley Hall, que liderou o movimento tanto no seu âmbito mais amplo, incluindo professores primários, jardineiras e pais, como no sentido estrito de criação de um campo de estudo para o qual disciplinas convergiriam para o estudo da criança e do adolescente nas suas mais diferentes dimensões. No início, o epicentro institucional do child study foi a Clark University, presidida por Hall, tendo sido o seu órgão principal de divulgação a revista Pedagogical Seminary. Além de examinar o evolucionismo específico do child study comandado por Hall, o artigo aborda o processo de hegemonização da Psicologia sobre as demais disciplinas nos estudos da infância.

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Publicado
2014-07-25
Como Citar
Warde, M. J. (2014). G. Stanley Hall e o child study: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(2[35]), 243-270. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38886
Seção
Dossiê