Circulação internacional, politização e redefinições do papel religioso

  • Wheriston Silva Neris
  • Ernesto Seidl

Resumo

O artigo analisa as transformações nas modalidades de ação pública de um instituto religioso de origem italiana instalado na região Nordeste do Brasil desde a década de 1950 – os Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ). Atuando nas fronteiras da esfera católica, em territórios tidos como de ‘missão’ e engajados em múltiplos espaços, esses missionários se constituíram como atores importantes da história política e cultural do catolicismo contemporâneo. Tal abordagem permite tomar a evolução da perspectiva missionária nessa congregação como um observatório particularmente fecundo da transformação das relações entre o espaço político e o religioso no Brasil, assim como das redefinições do papel religioso em suas conexões com os deslocamentos de atores em situações de missão no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wheriston Silva Neris

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Graduada em História (Unesp); Mestrado em Sociologia Política (UFSCar); Doutorado (Unesp); Pos-Doutorado (FEUSP).

Atuação nas áreas de História e Filosofia da Educação

Publicado
2015-06-15
Como Citar
Neris, W. S., & Seidl, E. (2015). Circulação internacional, politização e redefinições do papel religioso. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(2[38]), 279 - 308. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38933
Seção
Dossiê