Circulação internacional, politização e redefinições do papel religioso
Resumo
O artigo analisa as transformações nas modalidades de ação pública de um instituto religioso de origem italiana instalado na região Nordeste do Brasil desde a década de 1950 – os Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ). Atuando nas fronteiras da esfera católica, em territórios tidos como de ‘missão’ e engajados em múltiplos espaços, esses missionários se constituíram como atores importantes da história política e cultural do catolicismo contemporâneo. Tal abordagem permite tomar a evolução da perspectiva missionária nessa congregação como um observatório particularmente fecundo da transformação das relações entre o espaço político e o religioso no Brasil, assim como das redefinições do papel religioso em suas conexões com os deslocamentos de atores em situações de missão no exterior.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.