A trajetória educacional das escolas paroquiais luteranas do início do século XX no Rio Grande do Sul

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
Palavras-chave: Trajetória educacional, escolas paroquiais luteranas missourianas, professores paroquiais, campanha de nacionalização do ensino

Resumo

No artigo, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre as escolas paroquiais luteranas missourianas durante a primeira a metade do século XX no Rio Grande do Sul, focando sua constituição histórica, formação dos professores paroquiais, material didático e campanha de nacionalização do ensino. O Sínodo de Missouri iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas em 1900, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas eram destinadas à alfabetização e ao ensino de valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos, com vivência da espiritualidade na prática e uma ação educacional para servir no mundo. Os missourianos formaram seus professores no Seminário Concórdia e, por meio da Casa Publicadora Concórdia, produziram material didático próprio para suas escolas paroquiais. A escola paroquial sofreu com os reflexos da campanha de nacionalização, que desarticulou um processo escolar que primava pelo arranjo entre escola e realidade de vida dos alunos e da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na ULBRA

 

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

 Pesquisador do PPGECIM da ULBRA/RS

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Como Citar
Kuhn, M. C., & Bayer, A. (1). A trajetória educacional das escolas paroquiais luteranas do início do século XX no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(1[44]), 234 - 265. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40709