As ‘Reuniões Gerais’ como dispositivo pedagógico de modelação no ensino de Agricultura em Minas Gerais (1928-1951)

  • Denilson Santos de Azevedo Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Ensino de Agricultura, recurso pedagógico, cultura escolar

Resumo

O artigo contém um estudo sobre as ‘reuniões gerais’ que, enquanto dispositivo pedagógico instituído na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV), entre 1927 e 1951, contribuíram para forjar o perfil de homem e de profissional ensejado por esse estabelecimento público estadual. Para isso, apresenta aspectos do debate e dos movimentos do ruralismo que nortearam a institucionalização do ensino agrícola no Brasil na primeira metade do século XX, em termos legais e políticos. Sua finalidade é entender o contexto de criação e a concepção de ensino da ESAV, com vistas ao perfil de formação integral e profissional de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Santos de Azevedo, Universidade Federal de Viçosa

Professor Associado - Departamento de Educação, Universidade Federal de Viçosa – UFV. Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) e Mestrado Profissional em  Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania/UFV.

Como Citar
Azevedo, D. S. de. (1). As ‘Reuniões Gerais’ como dispositivo pedagógico de modelação no ensino de Agricultura em Minas Gerais (1928-1951). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(1[44]), 116 - 139. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40710