As ‘Reuniões Gerais’ como dispositivo pedagógico de modelação no ensino de Agricultura em Minas Gerais (1928-1951)
Resumo
O artigo contém um estudo sobre as ‘reuniões gerais’ que, enquanto dispositivo pedagógico instituído na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV), entre 1927 e 1951, contribuíram para forjar o perfil de homem e de profissional ensejado por esse estabelecimento público estadual. Para isso, apresenta aspectos do debate e dos movimentos do ruralismo que nortearam a institucionalização do ensino agrícola no Brasil na primeira metade do século XX, em termos legais e políticos. Sua finalidade é entender o contexto de criação e a concepção de ensino da ESAV, com vistas ao perfil de formação integral e profissional de seus alunos.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.