A dança nas escolas do Rio de Janeiro do século XIX (décadas de 1820-1860)

  • Victor Andrade de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Dança, Educação Física, educação do corpo

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a oferta da dança nas escolas do Rio de Janeiro entre os anos 1820, quando se percebem as primeiras iniciativas mais bem delineadas de ensino da modalidade, e a década de 1860, quando cresceram as ações ligadas a outra prática corporal – a ginástica. Que intencionalidades havia ao redor do oferecimento da dança? Como eram operacionalizadas as lições (horários, infraestrutura, conteúdos)? Qual era o perfil dos mestres responsáveis pelas aulas? Mais do que lançar um olhar sobre essas iniciativas pioneiras de educação do corpo, esperamos discutir a articulação de certos temas sociais com o contexto escolar. Com tal abordagem, podemos também investigar uma determinada faceta da sociedade fluminense do século XIX.

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Biografia do Autor

Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação e em História Comparada/Instituto de História. Coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. Pesquisador do Laboratório de Pesquisas de Educação do Corpo (Labec).

Como Citar
Melo, V. A. de. (1). A dança nas escolas do Rio de Janeiro do século XIX (décadas de 1820-1860). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 323 - 352. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40749