Dossiê: Escolas isoladas e reunidas: a produção da invisibilidade

  • Maria Cristina Gouvea universidade federal de minas gerais
  • Rosa Fátima de Souza unesp

Resumo

Os textos reunidos neste dossiê têm o intuito de conferir visibilidade às escolas isoladas e reunidas visando analisar sua importãncia na configuração da escola primária brasileira, dando destaque ao período em que esta foi numericamente dominante, porém secundarizada nas políticas educacionais. Tem-se em vista também compreender como em outros contextoas nacionais, em que a populaçao rural era dominante no período (México), foram construídas políticas de funcionamento de escolas rurais, que tinham o mesmo modelo multideriado. Contemplando contextos nacionais (Brasil e México) e regionais distintos (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais), períodos históricos diversos(final século XIX e meados século XX), aspectos variados no tratamento do tema(formação de professores, estatística escolar, organização das salas de aula, condições de funcionamento) fontes múltiplas (relatórios de inspeção, estatística escolar, legislação,  currículos escolares, entre outros) tem-se em vista contribuir para a produção de uma historiografia das escolas isoladas e reunidas que permita apreender as múltiplas possibilidades de instrução da infância no interior do espaço escolar, bem como as diversas configurações que  a instituição escola assumiu ao longo da história.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Gouvea, universidade federal de minas gerais
professora departamento ciências educação
Rosa Fátima de Souza, unesp
Professora Tutular Unesp
Publicado
2016-05-31
Como Citar
Gouvea, M. C., & Souza, R. F. de. (2016). Dossiê: Escolas isoladas e reunidas: a produção da invisibilidade. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(2[41]), 229- 231. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40758
Seção
Dossiê