Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino

  • Anne-Marie Chartier Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes - Université Lumière Lyon 2
Palavras-chave: História da alfabetização, história do ensino escolar de leitura, letramento, leitura

Resumo

Neste artigo, busca-se cruzar duas áreas geralmente dissociadas: o fenômeno sócio-histórico da alfabetização e o ensino escolar da leitura. Recorrendo-se a memórias pessoais e à produção acadêmica, apresentam-se reflexões centrais do debate nessas áreas. Nos anos 1970, as reformas para lutar contra o fracasso escolar provocaram polêmicas sobre os métodos de leitura. Ao mesmo tempo, pesquisas históricas sobre a difusão da escrita colocavam em questão o papel da escola na erradicação do analfabetismo. Tais pesquisas eram corroboradas pela volta de um iletrismo dos adultos em sociedades em que a escola era obrigatória há mais de cem anos. Esses dados, todavia, permaneceram separados. Para compreendê-los, foi preciso rejeitar a ideia de um modelo estável do ato de ler e reconstruir a história da leitura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne-Marie Chartier, Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes - Université Lumière Lyon 2
Doutorado em Sciences de l'éducation (Université Paris V) (1992). Chercheur Associé. Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes/École Normal Supérieure de Lyon – France.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
Chartier, A.-M. (2016). Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 253 - 273 / 275 . Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40774