Instrumentos e suportes de escrita no processo de escolarização: entre os usos prescritos e os não convencionais (Minas Gerais, primeira metade do século XX)

  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cidade: Belo Horizonte - Minas Gerais.
  • Ana Maria de Oliveira Galvão Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte - Minas Gerais.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os usos de instrumentos e suportes de escrita por pessoas comuns em processo de escolarização na primeira metade do século XX, em Minas Gerais. O principal corpus documental da pesquisa é composto por memórias, produzidas e veiculadas em depoimentos orais e/ou escritos. Estudos realizados nas áreas da história cultural, da história da cultura escrita e da história da cultura material escolar basearam, teórica e metodologicamente, a investigação. A análise dessas fontes mostrou que a materialidade dos suportes e dos instrumentos é um elemento central e definidor dos usos que deles são feitos e que há uma relativa distância entre a escrita que a escola quer instituir e as táticas que os grupos ou indivíduos inventam em seu cotidiano, com os recursos de que dispõem. 

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cidade: Belo Horizonte - Minas Gerais.
Doutorado em Educação (UFMG) (2000); Pós-Doutorado em Educação (2006/2007). Professora Associada, Bolsista de Produtividade do CNPq. 
Ana Maria de Oliveira Galvão, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte - Minas Gerais.
Doutorado em Educação (UFMG) (2000); Pós-Doutorado em Educação (2013). Professora Associada, Bolsista de Produtividade do CNPq. 
Publicado
2016-03-24
Como Citar
Frade, I. C. A. da S., & Galvão, A. M. de O. (2016). Instrumentos e suportes de escrita no processo de escolarização: entre os usos prescritos e os não convencionais (Minas Gerais, primeira metade do século XX). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 297 - 334. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40775