Instruções de uso para 'o livro de Hilda' (1902), de João Kopke, aos mestres
Resumo
Neste artigo, pretendemos apresentar o livro de Hilda – processo analytico da leitura, com data de 1902, que faz parte do acervo pessoal da família Köpke e que, provavelmente, não foi publicado. Trata-se de uma cartilha manuscrita, criada por João Köpke (1852-1926), com letra e ilustrações de próprio punho. O material é composto por três partes separadas, mas interligadas: O livro de Hilda, o livro das bonecas, instruções para seu uso. Destacamos, neste artigo, aspectos ligados às estratégias de escrita do autor nas Instruções para seu uso, tendo em vista a conformidade de sentidos da leitura pelo leitor previsto (aluno ou professor) quanto ao uso do material e ao método analítico da leitura, entre tantos outros possíveis de serem indagados e revisitados.Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.