A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação?

  • Ana Waleska Pollo Campos Mendonça Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Fernando Rodrigo dos Santos Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio)
  • Paloma Rezende de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Palavras-chave: Magistério secundário, Colégio Pedro II, 1854-1876, ‘classe de repetidores’.

Resumo

O artigo se origina de uma pesquisa mais ampla sobre a forma como se configurou historicamente o quadro docente do Colégio de Pedro II, ao longo do período imperial. Detém-se, particularmente, sobre o processo de criação de uma nova categoria docente: a ‘classe dos repetidores’, pela Reforma Couto Ferraz (1854), bem como sobre a sua implementação no
colégio, chamando a atenção para os primeiros concursos realizados para a seleção dos repetidores e a trajetória de alguns deles, bem como sobre a polêmica que se travou em torno da legitimidade da sua função. Parte-se da hipótese de que com a criação da classe dos ‘repetidores’ e dos ‘explicadores’, pela primeira vez, o Colégio de Pedro II é pensado como um espaço para a formação de professores, uma formação que se dá na prática, vinculada a um professor mais experimentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisadora do CNPq.

Fernando Rodrigo dos Santos Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio).

Paloma Rezende de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Publicado
2015-09-01
Como Citar
Mendonça, A. W. P. C., Silva, F. R. dos S., & Oliveira, P. R. de. (2015). A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação?. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(3[39]), 201 - 228. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40789