O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920)

  • Carlos Manique da Silva Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Manuais pedagógicos, Conhecimento pedagógico, Internacionalização e circulação de saberes pedagógicos, Individualização do ensino, Escola graduada.

Resumo

O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia,Metodologia e Pedologia destinados à formação de professoresdo ensino primário e publicados entre a segunda metade deOitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivoé o de evidenciar a forma como essas publicações – entendidascomo espaço social e cultural da recepção e da difusão doconhecimento – fazem circular saberes que deviam sermobilizados pelos normalistas. O que interessa, em particular,é atender à forma como uma realidade é apreendida nos ditosmanuais, privilegiando uma entrada: o debate sobre os “modosde ensino”. Um debate que reflete importantes mutações noexercício técnico-pedagógico da atividade docente e que temessencialmente a ver com a adequada execução do ensinosimultâneo, o mesmo é dizer, com a gestão da heterogeneidadena sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Manique da Silva, Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade de Lisboa. Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa.

Publicado
2017-12-03
Como Citar
Silva, C. M. da. (2017). O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920). Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 235-256. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40805