O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920)
Résumé
O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia,Metodologia e Pedologia destinados à formação de professoresdo ensino primário e publicados entre a segunda metade deOitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivoé o de evidenciar a forma como essas publicações – entendidascomo espaço social e cultural da recepção e da difusão doconhecimento – fazem circular saberes que deviam sermobilizados pelos normalistas. O que interessa, em particular,é atender à forma como uma realidade é apreendida nos ditosmanuais, privilegiando uma entrada: o debate sobre os “modosde ensino”. Um debate que reflete importantes mutações noexercício técnico-pedagógico da atividade docente e que temessencialmente a ver com a adequada execução do ensinosimultâneo, o mesmo é dizer, com a gestão da heterogeneidadena sala de aula.Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.