O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920)

  • Carlos Manique da Silva Universidade de Lisboa

Résumé

O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia,Metodologia e Pedologia destinados à formação de professoresdo ensino primário e publicados entre a segunda metade deOitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivoé o de evidenciar a forma como essas publicações – entendidascomo espaço social e cultural da recepção e da difusão doconhecimento – fazem circular saberes que deviam sermobilizados pelos normalistas. O que interessa, em particular,é atender à forma como uma realidade é apreendida nos ditosmanuais, privilegiando uma entrada: o debate sobre os “modosde ensino”. Um debate que reflete importantes mutações noexercício técnico-pedagógico da atividade docente e que temessencialmente a ver com a adequada execução do ensinosimultâneo, o mesmo é dizer, com a gestão da heterogeneidadena sala de aula.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Carlos Manique da Silva, Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade de Lisboa. Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa.

Publiée
2017-12-03
Comment citer
Silva, C. M. da. (2017). O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920). Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 235-256. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40805