<b>Viajar para legitimar: Armanda Álvaro Alberto na Comissão de Intercâmbio Brasil-Uruguai (1931)</b>

  • Ana Chrystina Venancio Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Viagem, Reformas Educativas, Escola Nova

Resumo

Nomeada por Belisario Penna – que ocupava interinamente a pasta do Ministério da Educação e Saúde – Armanda Álvaro Alberto integrou, em outubro de 1931, a Comissão de Intercâmbio Intelectual Brasil-Uruguai. Se a análise das motivações de sua indicação para integrar a referida comissão permite compreender o contexto político da viagem, a antiga relação de amizade com o ministro interino, bem como o seu processo de legitimação no debate educacional; o exame de sua conferência no Museu Pedagógico de Montevidéu e do seu relatório apresentado, em seu retorno, na sede da Associação Brasileira de Educação, propicia capturar sua visão das reformas educacionais que se desenvolviam em terras brasileiras desde a década anterior e sua particular admiração por determinadas experiências educativas desenvolvidas no país vizinho. A correspondência mantida com educadores uruguaios permite concluir que, como tantos educadores, ela lançou mão de sua viagem para legitimar tanto a sua experiência pedagógica como as iniciativas educacionais visitadas de inspiração escolanovista e legitimar-se, ainda mais, no debate educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Chrystina Venancio Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em ciências humanas – educação. Pesquisadora do CNPq. Cientista do Nosso Estado (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e Procientista (Uerj/Faperj).

 

 

Publicado
2012-01-16
Como Citar
Mignot, A. C. V. (2012). <b>Viajar para legitimar: Armanda Álvaro Alberto na Comissão de Intercâmbio Brasil-Uruguai (1931)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 43-64. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40823