Juana Manso no Brasil: cidadania, educação e cosmopolitismo

  • Alejandra Josiowicz Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
Palavras-chave: exílio, cosmopolitismo, educação, gênero, viagem

Resumo

No artigo, analisam-se os textos que Juana Manso produziu no Rio de Janeiro entre 1845 e 1853, considerando-se o modelo de relatos do exílio e da viagem intelectual, assim como o conceito de cosmopolitismo, ligado à ideia de cidadania transnacional. A trajetória intelectual e a produção de Manso são analisadas em um duplo eixo: seu horizonte cosmopolita, isto é, sua busca por adaptar os ideais do humanismo ilustrado aos países da América do Sul e sua preocupação com o acesso de mulheres, crianças e jovens – sobretudo daqueles despossuídos de direitos – à educação e à cidadania. Por meio dessas duas articulações, percebe-se que a produção brasileira de Manso – marcada pelo deslocamento próprio do exílio – revela a consciência profunda da autora em relação à alteridade, tanto em termos de língua e de nacionalidade, quanto em termos de gênero e idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandra Josiowicz, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Alejandra Josiowicz é mestre e doutora em Cultura e Língua Brasileira e Hispano-americana pela Princeton University. Foi professora assistente na Rutgers University. Atualmente realiza pós-doutorado na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com bolsa PAPD da FAPERJ. Suas pesquisas situam-se na área da sociologia da educação e do pensamento social, debruçando-se no tema da infância. Publicou numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais e seu livro La cruzada de los niños: Intelectuales, infancia y modernidad literaria en América Latina será publicado proximamente na Editora da Universidad Nacional de Quilmes.   

 

Publicado
2018-03-20
Como Citar
Josiowicz, A. (2018). Juana Manso no Brasil: cidadania, educação e cosmopolitismo. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e010. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42082