Transfigurações no tempo e no espaço: Aula Isolada Campo da Redenção em Porto Alegre/RS (1907-2015)

  • Tatiane de Freitas Ermel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Escola primária, Arquitetura escolar, Patrimônio histórico-educativo, Aula Isolada

Resumo

Inserindo-se na perspectiva da cultura escolar, problematiza-se no artigo a arquitetura escolar como patrimônio histórico-educativo. Analisa-se o caso da Aula Isolada Campo da Redenção, construída em 1907, na cidade de Porto Alegre/RS, acompanhando-se as transformações do edifício ao longo de sua história até a utilização de suas dependências para a instalação da Casa de Conselhos Municipais, em 2015. Na pesquisa, foi consultado um amplo corpus documental, do qual se destacam: Relatórios da Diretoria de Instrução Pública e Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, periódicos, processos, fotografias, projetos e plantas. Constata-se que a edificação está inventariada como patrimônio cultural pela Prefeitura de Porto Alegre, mas seria necessário implementar uma série de políticas públicas para a recuperação do espaço, envolvendo ações que articulem a história e a memória da instituição de ensino que funcionou no local.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-01-10
Como Citar
Ermel, T. de F. (2018). Transfigurações no tempo e no espaço: Aula Isolada Campo da Redenção em Porto Alegre/RS (1907-2015). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e006. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42088