A afetividade docente: narrativa sentimental, trabalho emocional e atmosferas afetivas no trabalho dos professores na Argentina (1920-1940)

Palavras-chave: afetividade docente, amor romântico, atmosferas afetivas, narrativa sentimental, tato pedagógico, trabalho emocional

Resumo

Este artigo forma parte de uma investigação que tem como objetivo estudar a configuração da afetividade nos professores do ensino primário na Argentina (1870-1970). Centrando-se no período de 1920-1940, são escolhidos alguns conceitos – amor romântico, trabalho emocional e atmosferas afetivas –, para estabelecer um dialogo com o corpus selecionado. A partir da noção de ‘narrativa sentimental docente’ se procura entender a estrutura emocional que implica o trabalho do professor. Por outro lado, adverte-se que a crescente afetividade docente persegue fins não só ligada à disciplina dos alunos, mas também aos seus resultados académicos. Finalmente, o interesse da época pelo ‘tacto pedagógico’ possibilita pensar chaves afetivas pouco definidas que procuram motorizar o empreendimento educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Abramowski, Universidad Nacional de General Sarmiento, Buenos Aires

Ana Laura Abramowski es Licenciada y Profesora en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de Rosario (UNR), Magister en Ciencias Sociales con Mención en Educación por FLACSO, sede Argentina, y doctoranda en Educación por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Es investigadora-docente de la Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS) e investigadora principal del Área Educación de FLACSO, sede Argentina. Ha publicado el libro Maneras de querer. Los afectos docentes en las relaciones pedagógicas (Paidós, 2010) y ha compilado, junto con Santiago Canevaro, Pensar los afectos. Aproximaciones desde las ciencias sociales y las humanidades (ediciones UNGS, 2017).

Publicado
2018-05-19
Como Citar
Abramowski, A. L. (2018). A afetividade docente: narrativa sentimental, trabalho emocional e atmosferas afetivas no trabalho dos professores na Argentina (1920-1940). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e019. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42914