A afetividade docente: narrativa sentimental, trabalho emocional e atmosferas afetivas no trabalho dos professores na Argentina (1920-1940)

Résumé

Este artigo forma parte de uma investigação que tem como objetivo estudar a configuração da afetividade nos professores do ensino primário na Argentina (1870-1970). Centrando-se no período de 1920-1940, são escolhidos alguns conceitos – amor romântico, trabalho emocional e atmosferas afetivas –, para estabelecer um dialogo com o corpus selecionado. A partir da noção de ‘narrativa sentimental docente’ se procura entender a estrutura emocional que implica o trabalho do professor. Por outro lado, adverte-se que a crescente afetividade docente persegue fins não só ligada à disciplina dos alunos, mas também aos seus resultados académicos. Finalmente, o interesse da época pelo ‘tacto pedagógico’ possibilita pensar chaves afetivas pouco definidas que procuram motorizar o empreendimento educacional.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ana Laura Abramowski, Universidad Nacional de General Sarmiento, Buenos Aires

Ana Laura Abramowski es Licenciada y Profesora en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de Rosario (UNR), Magister en Ciencias Sociales con Mención en Educación por FLACSO, sede Argentina, y doctoranda en Educación por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Es investigadora-docente de la Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS) e investigadora principal del Área Educación de FLACSO, sede Argentina. Ha publicado el libro Maneras de querer. Los afectos docentes en las relaciones pedagógicas (Paidós, 2010) y ha compilado, junto con Santiago Canevaro, Pensar los afectos. Aproximaciones desde las ciencias sociales y las humanidades (ediciones UNGS, 2017).

Publiée
2018-05-19
Comment citer
Abramowski, A. L. (2018). A afetividade docente: narrativa sentimental, trabalho emocional e atmosferas afetivas no trabalho dos professores na Argentina (1920-1940). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e019. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42914