Historiografia educativa sobre estéticas e sensibilidades na América Latina: um balanço (que se tem conhecimento) incompleto

Palavras-chave: estética, sensibilidade, América Latina, historiografia, giro afetivo

Resumo

Neste trabalho buscamos esclarecer um conjunto de estudos sobre estética e sensibilidade escolar desenvolvidos na América Latina nas últimas décadas. Embora encontremos marcas destes temas em trabalhos anteriores, os efeitos do chamado ‘giro afetivo’ nas ciências sociais –e mais especificamente na historiografia educativa– permitiram novos recortes e aperfeiçoamentos mediante a construção de abordagens próprias que adotou particularidades na região. Não se espera produzir uma classificação de definições e ver qual é a que melhor se aplica, ou determinar se é melhor falar de sentimentos, emoções, sensibilidades estéticas ou outro, mas ver em quais âmbitos conceituais se inserem seus usos e potencialidades para trabalhos atuais ou para desenvolvimentos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Pineau, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires

Pablo Pineau es Doctor en educac ión (UBA). Es Profesor titular regular de la cátedra de Histo ria de la Educación Argentina (FFyL-UBA) y de la ENS N2 "Mariano Acosta". Ha publicado diversos libros como autor, coautor y director, y varios trabajos en revistas nacionales e internacionales en temáticas d e historia, teoría y política de la educación. Presenta una vasta experiencia en cursos de formaciòn y capacitaciòn docente, y de posgrado en instituciones argentinas y extranjeras, asì como en la direcciòn y participaciòn en proyectos de investigaciòn. Ocupò la presidencia de la Sociedad Argentina de Historia de la Educación. Actualmente es Director del Departamento de Ciencias de la Educaciòn de la UBA, y del Proyecto "Espacios de Memoria" de la ENS "Mariano Acosta".

Publicado
2018-05-19
Como Citar
Pineau, P. (2018). Historiografia educativa sobre estéticas e sensibilidades na América Latina: um balanço (que se tem conhecimento) incompleto. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e023. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42920