Educação de surdos pelo professor surdo, Ferdinand Berthier: encarando desconcertantes paradoxos e longevas lições

  • Aline Lima da Silveira Lage Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Celeste Azulay Kelman Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Palavras-chave: História da educação, educação de surdos, professor, Ferdinand Berthier

Resumo

A atuação de professores surdos na educação de seus pares é um fenômeno mundial antigo, mas pouco assentado no Brasil. O professor surdo, Berthier (1803-1886), iniciou sua carreira em 1829, no Instituto de Surdos-Mudos de Paris. Trazemos aqui narrativas dele e sobre ele. Por meio dele, estão presentes durações de outros surdos, na história da sua educação. Em pesquisa bibliográfica realizada, percebemos que seu mestre, Auguste Bébian, estava disponível para imergir no ambiente de língua de sinais. Isso impulsionou Berthier à carreira docente e ao desejo de aglutinar e organizar outros surdos. Algumas de suas análises e preocupações quanto à educação de seus pares permanecem na atualidade, embora também reconheçamos que importantes avanços aconteceram, como conquistas dos movimentos sociais dos surdos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lima da Silveira Lage, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Doutora em Educação pela UFRJ. Professora de  Psicologia do Departamento de Ensino  Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Surdez (GEPeSS FE - PPGE/UFRJ).
Celeste Azulay Kelman, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Graduada emPsicologia pela UFRJ (1972), mestre em Educação pela UERJ (1995) e doutorado em Psicologia pela UnB (2005). Foi professora da Faculdade de Educação da UERJ e da UnB, atuando na Graduação e na Pós - Graduação. É Professora Associada da UFRJ. Coordena a linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez, do DGP/CNPq. É autora de 8 livros. Tem 35 capítulos em  livros e mais de 25 artigos com temas na área de Educação Especial/Inclusiva e surdez, com três artigos publicados em periódicos estrangeiros. É parecerista ad  - hoc de várias publicações nacionais e uma internacional.
Publicado
2019-04-18
Como Citar
Lage, A. L. da S., & Kelman, C. A. (2019). Educação de surdos pelo professor surdo, Ferdinand Berthier: encarando desconcertantes paradoxos e longevas lições. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e050. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42997