Professores e professoras públicas de Primeiras Letras em Cotia (SP, 1870-1885): trajetórias docentes e estratégias do ofício de ensinar

Palavras-chave: história da educação, professor de primeiras letras, Brasil Império, escola pública

Resumo

Este artigo apresenta 14 docentes públicos que lecionaram entre os anos de 1870 e 1885 em Cotia, município caipira do entorno de São Paulo. Detalha suas áreas de atuação na docência e em outros setores da sociedade, com destaque a um professor e uma professora que ficaram responsáveis pelas Primeiras Cadeiras de primeiras letras por mais de 25 anos, formaram um casal na vida privada e lecionaram na mesma casa. As principais fontes utilizadas foram relatórios de professores, de governo e de inspetores, jornais, livros de matrícula, dados demográficos, certidões de batismo e casamento e ofícios diversos. Está dividido em três partes. Na primeira discorre sobre Cotia e a cultura caipira. A seguir, debruça-se sobre o casal docente. Por fim, apresenta os demais dez professores e duas professoras que, no período estudado, assumiram cadeiras no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Moraes, Professora de História do Estado de São Paulo
É historiadora e Mestra em Educação na área de História da Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de História do Estado de São Paulo.
Diana Vidal, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professora titular de História da Educação na Universidade de São Paulo. Diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (USP). Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação – NIEPHE. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Executivo da International Standing Conference for the History of Education - ISCHE.

Publicado
2018-10-02
Como Citar
Moraes, F., & Vidal, D. (2018). Professores e professoras públicas de Primeiras Letras em Cotia (SP, 1870-1885): trajetórias docentes e estratégias do ofício de ensinar. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e034. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44834