Lugares do magistério na Corte Imperial: o protagonismo do professor Candido Matheus de Faria Pardal

Palavras-chave: história da educação, professores, trajetória de vida, Brasil Império

Resumo

Este estudo apresenta uma análise da trajetória do professor Candido Matheus de Faria Pardal (1818-1888) articulando a docência e sua atuação por diferentes espaços e associações de caráter social, político, econômico, religioso e recreativo, na capital do Império brasileiro. A arte de ensinar, os espaços onde atuou e as relações constituídas com os mais variados sujeitos possibilitaram ao professor ganhar experiência e visibilidade na Corte e em outras províncias do país. Sua trajetória permite compor um dinâmico cenário em torno do ofício docente no século XIX que dá relevo à atividade de ensinar, mas também a de associar-se, divertir-se, eleger, ordenar, entre tantas outras, apontando heterogêneos modos de ser e estar na cidade. Para realização da pesquisa foram usados jornais da imprensa oitocentista, disponibilizados pela Hemeroteca da Biblioteca Nacional; documentos manuscritos do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro; Relatórios da Inspetoria Geral de Instrução Primária e Secundária da Corte; documentos do Arquivo do Museu D. João VI e do Arquivo do Colégio Pedro II. Ao rastrear o ‘fio do nome’ foi possível levantar uma variedade de informações a respeito da vida deste professor, analisadas em jogos de escalas que organizam a reflexão em duas partes. A primeira trata da atuação de Pardal em sala de aula; a segunda analisa a sua atuação na cidade se desdobrando nos âmbitos local, político, social, econômico, religioso e recreativo.

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Biografia do Autor

Angélica Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, RJ
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2014). Professora adjunta do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias (FEBF-UERJ), e professora da educação básica na Rede Municipal de Duque de Caxias (RJ). Integrante do grupo de pesquisa EHELO- FEBF (Estudos de História da Educação Local).
Publicado
2018-10-02
Como Citar
Borges, A. (2018). Lugares do magistério na Corte Imperial: o protagonismo do professor Candido Matheus de Faria Pardal. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e035. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44835