Dossiê 2: Magistério Oitocentista: contribuições da história da educação na problematização de questões de gênero, etnia e protagonismo docente

Resumo

Este dossiê é composto por quatro artigos sobre professores oitocentistas com recortes que contemplam diferentes regiões, períodos e questões[1]. O intuito desse conjunto de reflexões consiste em trazer contribuições da história da educação para a problematização de questões de gênero, etnia e protagonismo no exercício do magistério, considerando as singularidades regionais do território, em um período determinado da história brasileira, o Oitocentos.


[1] Os artigos que compõem este dossiê foram apresentados no formato de Comunicação Coordenada intitulada ‘Magistério oitocentista: singularidades regionais, de gênero e raça em trajetórias docentes’, no IX Congresso Brasileiro de História da Educação, realizado em 2017, em João Pessoa-PB, no eixo temático ‘Formação e Profissão Docente’.

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Como Citar
Munhoz, F. G., & Borges, A. (1). Dossiê 2: Magistério Oitocentista: contribuições da história da educação na problematização de questões de gênero, etnia e protagonismo docente. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e037. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/45009