Racionalização da oferta e estratégias de distinção social: relações entre escola, distribuição espacial e família no Oitocentos (Rio de Janeiro e São Paulo)

  • Angélica Borges Universidade de São Paulo
  • Diana Gonçalves Vidal Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Escolarização, século XIX, Rio de Janeiro, São Paulo

Resumo

O presente artigo possui como objetivo discutir os efeitos da distribuição das escolas, levando em consideração as tensões entre a racionalização estatística, a arte administrativa do Estado e os mecanismos de distinção e seleção constituídos pelos grupos sociais como formas de sobrevivência e promoção social. Focalizam-se três momentos da relação entre escola e cidade: o da instalação, o da manutenção e o da consolidação da escola em determinada região. Por meio de documentos relacionados a casos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no século XIX, observa-se que famílias e grupos sociais participam ativamente na seleção e na hierarquização da oferta, bem como na orientação da demanda por escolas públicas. Conclui-se, diante disso,que a localização geográfica de uma unidade escolar não é o único fator determinante da configuração do público que a frequenta. 

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Publicado
2016-05-31
Como Citar
Borges, A., & Vidal, D. G. (2016). Racionalização da oferta e estratégias de distinção social: relações entre escola, distribuição espacial e família no Oitocentos (Rio de Janeiro e São Paulo). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(2[41]), 175 - 227. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40757
Seção
Artigos