Percursos e desafios da história da educação luso-brasileira

Palavras-chave: História da Educação, tensões e perspectivas, Brasil, Portugal

Resumo

São discutidas questões relacionadas a desafios, tensões, realizações e debates marcantes na História da Educação de Brasil e Portugal, principalmente a partir da segunda metade do século XX. Recuperam-se discussões sobre formas da produção histórico-educacional, lacunas investigativas, produção individual ou compartilhada, disputas por financiamento etc. Como encaminhamento, trabalha-se em três dimensões: desafios imediatos, relacionados à continuidade da área de conhecimento; desafios intermediários, voltados para a internacionalização e a difusão de resultados de pesquisa; e desafio teórico-metodológico, que precisa ser recorrentemente colocado pelo campo. Finaliza-se chamando-se a atenção para outra dimensão que não pode ser descurada pelo pesquisador: o desafio ético.

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Biografia do Autor

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba Uberaba, Minas Gerais Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais
Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao e imprensa, historia da educacao brasileira, município e a formação da instrução pública no Brasil. É professor dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em História e em Educação da UFU. Currículo Lattes

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Gonçalves Neto, W. (2019). Percursos e desafios da história da educação luso-brasileira. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e075. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/45521