Histórias dos conservatórios brasileiros de canto orfeônico: consonâncias e dissonâncias nos cursos de formação do professorado de música

Palavras-chave: Currículo, formação docente, história da educação, educação musical escolar

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar alguns aspectos das histórias dos conservatórios brasileiros de canto orfeônico, instituições responsáveis pela formação, em nível superior, do professorado de música das escolas públicas e particulares. A pesquisa, de caráter histórico, bibliográfico e oral, está ancorada nos conceitos de ‘instituições educativas’ e ‘currículo’. As trajetórias dessas escolas se apresentaram, por um lado, de forma diversificada e, por outro, denotaram o controle do Estado ante as diretrizes nacionais, tanto na formação do(as) docentes quanto na organização dos conteúdos programáticos da disciplina canto orfeônico. A investigação destaca a importância e o pioneirismo dessas instituições no processo de formação dos primeiros docentes de música voltados ao ensino da educação musical escolar no Brasil. Os percursos históricos de alguns conservatórios evidenciaram silêncios e ausência de produção acadêmica, apesar dos esforços de pesquisadores na publicização de trabalhos acadêmicos em eventos no país.

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Biografia do Autor

Elias Souza dos Santos, Universidade Tiradentes
Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes; Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp (2012); Especialista em Arte Educação pela Faculdade São Luis de França (2006); Especialista em Libras, pela Faculdade Pio Décimo (2014); Graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes de Sergipe (2004); Técnico em Música pelo Conservatório de Música de Sergipe - CMS (1999); Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (Ford Foundation International Fellowships Program - seleção de 2009); Bolsista da CAPES/PROSUP; É membro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (Geducação - GPHEN) , do Departamento de Educação da Unit.Tem experiência na área de Artes, atuando, principalmente, nos seguintes temas: História da Educação Musical Escolar (Canto Coral e Canto Orfeônico) e História da Educação.
Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes/UNIT

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraiba (PPGE-UFPB), com apoio financeiro da Coordenação de Apoio a Formação do Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (CAPES). Pesquisador do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR-GT-PB, da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e do Grupo de Pesquisa em Historia da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO). Professor PPG I do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação e da graduação em História da Universidade Tiradentes/UNIT.

Ane Mecenas, Universidade Tiradentes
Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (2011). Especialista em Ciências da Religião e possui graduação em História Bacharelado (2010) e em História Licenciatura (2005) pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente, realiza o pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes ? UNIT , como bolsita PNPD-CAPES. Pesquisadora associada aos seguintes grupos de pesquisa: Jesuítas nas Américas, Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX) e ao Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Atualmente é sócio - THE RENAISSANCE SOCIETY OF AMERICA. Desenvolve pesquisas no campo da História dos Intelectuais. http://orcid.org/

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Souza dos Santos, E., Ferronato, C. de J., & Mecenas, A. (2019). Histórias dos conservatórios brasileiros de canto orfeônico: consonâncias e dissonâncias nos cursos de formação do professorado de música. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e081. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46989