A constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica

  • Eliane Teresinha Peres Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
Palavras-chave: Acervo arquivístico, acervo histórico, documentação, historiografia

Resumo

Este artigo discute a intrínseca relação existente entre o gesto artesão de constituição de um arquivo e a escrita da história da educação. Com base na experiência de mais de uma década de trabalho ininterrupto em que se associam coleta, guarda, organização e pesquisa ‘de’ e ‘em’ um arquivo específico, apresentam-se algumas das opções que foram tomadas ao longo do processo, justificando-as e discutindo-as. Trata-se de um arquivo constituído em uma universidade pública brasileira que abriga atualmente mais de cinco mil itens inventariados. A intenção principal é demostrar que a ideia que sustentou a criação do arquivo é a de lugar de memória coletiva da infância escolarizada, da docência da escola primária/anos iniciais e das práticas sociais e escolares de leitura e de escrita e do desenvolvimento de pesquisas socialmente referenciadas

 

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Biografia do Autor

Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
Professora Titular da FaE/UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa ("doutorado-sanduíche"). Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE atua na linha de pesquisa "Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem". É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq). Foi Tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial- MEC/SESU) entre 2007 e 2009. Foi Fulbright Visiting Professor na University of Texas at San Antonio, UTSA (2018)

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Publicado
2019-06-16
Como Citar
Peres, E. T. (2019). A constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e067. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47152
Seção
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas