Historiadores da educação brasileira: gerações em diálogo

  • Antonio Carlos Ferreira Pinheiro Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-graduação em Educação
Palavras-chave: formação de historiadores da educação, predominância de pedagogos e de historiadores, feminização

Resumo

: Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos relacionados com a formação inicial dos historiadores da educação brasileira. Para tanto, foram identificados 731 pesquisadores que se encontram distribuídos em cinco gerações, quais sejam: a primeira de 1838 até 1910, a segunda de 1911 até 1965; a terceira de 1966 até 1980, a quarta de1981 até 2000 e finalmente a quinta geração que vai de 2001 a 2019. A partir da análise dos dados coletados chegamos às seguintes considerações: os historiadores da educação brasileira têm a sua origem de formação oriunda, prioritariamente, dos cursos de graduação em pedagogia e em história, tendo ocorrido um intenso processo de ‘feminização’ a partir da segunda geração, verificando-se esta predominância quantitativa especialmente na quinta geração.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-graduação em Educação
Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geograf a pela Universidade Católica de Pernambuco (1986), Mestre em Geograf a pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro fundador e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba – HISTEDBR-PB, desde 1992 e do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO, desde 2004. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE (Tesoureiro) entre de 2010 e 2013. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em História entre 2004 e 2011. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Desenvolve pesquisas em Educação, no campo da História da Educação, com foco na Educação na Paraíba e nas políticas destinadas à instrução/educação nos períodos imperial e republicano. Tem se dedicado à história dos grupos escolares e das escolas rurais, além de se preocupar com a história do ensino de História. Publicou artigos e inúmeros capítulos de livros além de alguns livros autorais e outras tantas obras organizadas individualmente ou em pareceria.

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Publicado
2019-06-16
Como Citar
Pinheiro, A. C. F. (2019). Historiadores da educação brasileira: gerações em diálogo. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e059. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47525
Seção
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas