Congresso de Paris (1900): a seção de surdos e sua atualidade em relação à educação de surdos

  • José Raimundo Rodrigues Rede Municipal de Ensino de Vitória, Vitória, ES, Brasil
  • Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Eliane Telles de Bruim Vieira 3Centro de Atendimento ao Surdo, Vitória, ES, Brasil
Palavras-chave: Educação de surdos, Congressos de surdos, Congresso de Milão (1880)

Resumo

Este artigo procura retomar os congressos sobre educação de surdos ocorridos no final do século XIX, principalmente a seção dos surdos do Congresso de Paris, em 1900, compreendendo-os num conjunto mais amplo onde se situa também o Congresso de Milão (1880). Desta maneira, tomamos o Congrès International pour l’Étude des Questions d´Éducation et d´Assistance des Sourds-Muets – section des sourds-muets como ‘documento-monumento’ que nos permite problematizar as verdades produzidas em torno dessa história e debruçamo-nos sobre as deliberações dos surdos, considerando-as em sua atualidade e seu potencial questionador do que tem sido afirmado sobre a educação de surdos ontem e hoje. Trata-se de uma pesquisa documental que visa a dialogar sobre essas verdades no desejo de desinstalarmo-nos e revermos posicionamentos.

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Biografia do Autor

José Raimundo Rodrigues, Rede Municipal de Ensino de Vitória, Vitória, ES, Brasil

Licenciado em Filosofia pela PUC-MINAS, mestrado e doutorado em Teologia Sistemática pela FAJE-BH, mestre em Educação pelo PPGE-UFES, professor da rede municipal de Vitória-ES.

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela UFES, mestrado e doutorado em Educação pelo PPGE-UFES, pós-doutorado em Educação pela UNISINOS, coordenadora do GIPLES-UFES (Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Libras e Educação de Surdos da Universidade Federal do Espírito Santo), professora adjunta IV do curso Letras-Libras da UFES, docente no Programa de Pós-graduação em Educação da UFES.

Eliane Telles de Bruim Vieira, 3Centro de Atendimento ao Surdo, Vitória, ES, Brasil

Licenciada em História pela UFES, mestrado em Educação pelo PPGE-UFES, doutoranda em Educação pelo PPGE-UFES, diretora do Centro de Atendimento ao Surdo - CAS - Vitória.

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Publicado
2019-12-06
Como Citar
Rodrigues, J. R., Vieira-Machado, L. M. da C., & Vieira, E. T. de B. (2019). Congresso de Paris (1900): a seção de surdos e sua atualidade em relação à educação de surdos. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e095. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/48351