Flutuações da galera, (im)perfeições da pedagogia e outros mapas de navegação: a formação em serviço de professores no Espírito Santo (1930-1935)

Palavras-chave: Primeiro Congresso de aperfeiçoamento pedagógico, Espírito Santo, Formação de professores em serviço.

Resumo

Focaliza a formação de professores durante o Primeiro Congresso de Aperfeiçoamento Pedagógico (1935), realizado no Espírito Santo. A partir da leitura dos anais e de matérias jornalísticas relativas ao evento, analisa as ‘novas’ diretrizes para a formação de docentes capixabas em serviço e os modos como os congressistas interagiram com as orientações para o aperfeiçoamento do ensino capixaba. Conclui que a organização do congresso em torno de aulas-modelo, ministradas por professores convidados, pretendia afastar controvérsias e teorizações tidas como ‘inúteis’, promovendo a modelização pedagógica. Nesse contexto, a anunciada perspectiva ‘renovadora’ do ensino reduzia-se à reprodução ‘eficiente’ de modelos práticos, que sequer poderiam ser colocados na prateleira das novidades.

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Biografia do Autor

Rafaelle Flaiman Lauff, Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo
Doutorado em Educação. Professora na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE).
Regina Helena Silva Simões, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação. Professora de História da Educação no Curso de Pedagogia e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE).

 

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Lauff, R. F., & Simões, R. H. S. (2019). Flutuações da galera, (im)perfeições da pedagogia e outros mapas de navegação: a formação em serviço de professores no Espírito Santo (1930-1935). Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e086. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/48622