Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento

uma proposição teórico-metodológica

  • Simone Meucci Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Palavras-chave: livros didáticos, sociologia do conhecimento, conhecimentos escolares, configurações sociais

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem dos livros didáticos inspirando-se nos pressupostos da sociologia configuracional e nas questões da sociologia do conhecimento. A abordagem se aplica a pesquisas sobre disciplinas escolares que tomam como unidade empírica um conjunto limitado de livros. Primeiro, apresentamos a definição das operações necessárias à constituição de um campo de conhecimento - identificáveis nos livros didáticos - que denominamos de sistematização, institucionalização e rotinização. Em seguida, identificamos níveis de análise para delinear a configuração da qual os livros são produtos e produtores: articulação entre agências e agentes produtores e consumidores dos livros; processos de formalização de conteúdo; dinâmicas de estabilização e significação do conhecimento. Esperamos, ao final, confirmar o valor heurístico dos livros didáticos para compreender aspectos decisivos da vida intelectual de uma sociedade. 

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Biografia do Autor

Simone Meucci, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná, onde também coordena, desde 2018, o Mestrado Profissional de Sociologia. É membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e preside a Associação Seminário de Sociologia e Política. Realiza pesquisas na área de pensamento social brasileiro e história do ensino da sociologia no Brasil, com especial interesse sobre a produção de manuais didáticos.

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Publicado
2019-12-17
Como Citar
Meucci, S. (2019). Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e098. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/51250