O Álbum Ilustrado da Comarca de Rio Preto (1927-1929)

vitrine e epifania da educação paulista

Palavras-chave: história da educação, imprensa, cultura imagética, escola pública

Resumo

No presente artigo, objetivou-se perscrutar as representações de educação difundidas na extensão dos 479 textos e das 1.935 iconografias que integram as 1.093 laudas do Álbum Ilustrado da Comarca de Rio Preto (1927-1929). Para tanto, com base nos princípios da História Cultural e da Análise do Discurso, examinou-se o processo social de produção deste artefato e a materialidade das grafias de cunho educacional que o compõem. Assim, averiguou-se um esforço de exaltação verbo-visual da instrução popular e oficial como indício de progresso, em uma diligência enunciativa que fixou o objeto tipográfico investigado como suporte e, a um só tempo, como a encarnação dos projetos civilizatórios e educativos que seus artífices buscaram participar.

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Biografia do Autor

Vinicius Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do grupo de pesquisa ‘História da Educação Brasileira: estudos interdisciplinares’, sediado nessa instituição

Raquel Discini de Campos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCe). Coordenadora do Núcleo Temático de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação e Pensamento Educacional, da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisas ‘História da Educação Brasileira: estudos interdisciplinares’.

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Publicado
2020-11-27
Como Citar
Silva, V., & Campos, R. D. de. (2020). O Álbum Ilustrado da Comarca de Rio Preto (1927-1929). Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e141. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e141