A cultura escolar democrática no Colégio Universitário da UFMA (1980-1995)

Palavras-chave: Colégio Universitário, cultura escolar, práticas escolares democráticas

Resumo

Aborda-se o conjunto de práticas e representações culturais do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (1980 a 1995), e a materialização da cultura escolar democrática via práticas escolares. Avaliam-se práticas educativas, pedagógicas e culturais que transformadas em rituais escolares denunciam a gramática escolar e sua identidade como Colégio de Aplicação. Utilizam-se pressupostos teórico-metodológicos da história cultural para cruzar dados extraídos de jornais, dispositivos legais, arquivo escolar e entrevistas. Concluiu-se que a integração política entre modos de conhecimento e exercício do poder mediada por táticas de apropriação na busca do sucesso escolar aponta o COLUN como instrumento de inserção/ascensão social num processo de emancipação contínua via educação

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Biografia do Autor

Samuel Luis Velázquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Graduado em Artes pelo Instituto Superior de Artes/Havana; mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão; doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; pós-doutor em Educação pelo Centre d´Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines da Université de Versailles-França e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo.Professor da Universidade Federal do Maranhão.

Wilson Raimundo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Piauí; mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e técnico em assuntos educacionais desta mesma instituição.

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Publicado
2021-01-22
Como Citar
Castellanos, S. L. V., & Oliveira, W. R. de. (2021). A cultura escolar democrática no Colégio Universitário da UFMA (1980-1995). Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e160. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e160