"Historias da nossa terra"

sobre o projeto cívico de construção da nação brasileira por meio do impresso

  • Márcia Cabral da Silva Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: história da educação, Julia Lopes de Almeida, padrão cívico e patriótico

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de um estudo sobre livros escolares de leitura em circulação no Brasil nas primeiras décadas do período republicano. De modo específico, examinou-se o livro Historias da nossa terra, escrito por Julia Lopes de Almeida e publicado originalmente em 1907. O estudo orientou-se pela seguinte questão: de que modo Historias da nossa terra e inseriu na morfologia dos livros escolares de leitura, cuja materialidade e conteúdo veicularam um padrão cívico e patriótico referido à nação brasileira republicana? A fundamentação teórica ancorou-se em estudos da história da educação e da história cultural. O livro se alinhou aos livros escolares do período e contribuiu para a construção da nação brasileira por meio do impresso.

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Biografia do Autor

Márcia Cabral da Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora titular e pesquisadora procientista na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua no curso de Graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Educação. Entre suas principais publicações, destacam-se os livros Memórias de Leitura, Docência e Pesquisa (CRV, 2020), Leitura, Pesquisa e Ensino (EdUERJ, 2013) e Uma história na formação do leitor no Brasil (EdUERJ, 2009).

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Publicado
2020-07-24
Como Citar
Silva, M. C. da. (2020). "Historias da nossa terra". Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e128. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54312