A constituição de projetos formativos latino-americanos para a Educação Física (1944-1952)

Palavras-chave: Historiografia, revista, América Latina, prescrição

Resumo

A pesquisa analisa os dispositivos utilizados pela imprensa periódica de ensino e de técnicas para constituir projetos formativos para a Educação Física fundamentados nas especificidades culturais latino-americanas. Possui como fonte a Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952) e utiliza como pressuposto teórico-metodológico o conceito de análise pela materialidade. As fontes acenam para as estratégias editoriais que ampliaram a circulação do periódico internacionalmente, materializando-o como espaço de intercâmbio entre os articulistas dedicados às problemáticas do campo da atuação profissional. A publicação de orientações didáticas, divulgações de Congressos, cursos de formação e oferta de bolsas de estudos consolidou a campanha de cooperação entre o Brasil e os países vizinhos.

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Biografia do Autor

Juliana Martins Cassani, Faculdade Vale do Cricaré (FVC), São Mateus, ES, Brasil

Doutora e mestre em Educação Física/Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC/São Mateus. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria/Ufes). Atua principalmente com os seguintes temas, nas áreas da Educação e Educação Física: livros didáticos, imprensa periódica, práticas pedagógicas, currículo e avaliação.

Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria/Ufes). Suas pesquisas estão relacionadas com as áreas da Educação e Educação Física, com ênfase em livros didáticos, imprensa periódica, manuais, compêndios escolares e práticas pedagógicas.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Professor titular da Ufes, com atuação na Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), ambas na área da Educação Física. Líder do Proteoria/Ufes. Atua principalmente com os seguintes temas: teorias e historiografia da Educação e da Educação Física, imprensa periódica, comunicação científica e currículo.

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Publicado
2021-01-28
Como Citar
Cassani, J. M., Carvalho, L. O. R. de, & Ferreira Neto, A. (2021). A constituição de projetos formativos latino-americanos para a Educação Física (1944-1952). Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e163. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e163