História da educação da população negra no Brasil e a produção discente sobre educação e relações étnicorraciais (2003-2014)
Resumo
A categoria ‘História da Educação da População Negra’ da pesquisa Educação e relações étnico-raciais: o estado da arte (Silva, Regis, & Miranda, 2018) abrangeu a análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu em educação entre 2003 e 2014. Neste artigo, examinaram-se os 18 trabalhos discentes que foram agrupados em três subcategorias. Realizou-se uma análise de conteúdo dos trabalhos, uma breve descrição dos dados estatísticos, temáticas em destaque, metodologias, recomendações e referenciais teóricos mais utilizados. Discutiram-se suas contribuições para o campo da história da educação. Sublinhou-se que o conjunto das pesquisas tem o mérito de debater histórias, memórias, lutas e trajetórias de vidas silenciadas na ciência brasileira.
Downloads
Referências
Barbosa, K. M. A. (2008). Um educador negro na Chapada Diamantina: a história ainda não contada (Dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Belo, R. A. (2010). Rastros dos processos educacionais do “Xangô” alagoano: contribuições para a história da educação (Dissertação de Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
Carvalho, M. P. (2018). História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014). Educar em Revista, 34(69), 211-230.
Coelho, M. C., & Coelho, W. N. B. (2018). As licenciaturas em história e a lei 10.639/03: percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, 34, e192224.
Conti, M. L. (2011). O personagem negro em lições de história do Brasil: olhares oitocentistas (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Sorocaba, Sorocaba.
Cruz, M. S. (2016). A produção da invisibilidade intelectual do professor negro Nascimento Moraes na história literária maranhense, no início do século XX. Revista Brasileira de História (Online), 36, 209-230.
Cruz, R. A. (2009). Negros e educação: as trajetórias e estratégias de dois professores da Faculdade de Direito de São Paulo nos séculos XIX e XX (Dissertação de Mestrado em Educação – História, Política e Sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Dutra, P. S. (2010). Memórias de professores negras no Guaporé: do silêncio a palavra (Dissertação de Mestrado em Educação). Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
Fonseca, M. V. (2016). A população negra no ensino e na pesquisa em História da Educação no Brasil. In M. V. Fonseca & S. A. P. Barros (Orgs.), A história da educação dos negros no Brasil (p. 23-50). Niterói: EdUFF.
Fonseca, M. V. (2007). Pretos pardos, crioulos e cabras nas escolas mineiras do século XIX (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade São Paulo, São Paulo.
Fonseca, M. V., & Barros, S. A. P. (Orgs.). (2016). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói, RJ: EdUFF.
Garcia, H. R. (2010). O docente afrobrasileiro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: memórias escolares (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.
Gomes, N. C. B. (2009). Uma professora negra em Cuiabá na Primeira República: limites e possibilidades (Dissertação de Mestrado em Educação). Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
Gomes, N. L. (2018) Apresentação. In P. V. B. Silva, K. Regis & S. A. Miranda. Educação das relações étnico-raciais: o estado da arte. Curitiba, PR: NEAB-UFPR.
Gomes, N. L. (2012). Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, 12(1), 98-109.
Gomes, N. L., & Araújo, M. (2014) Estudo teórico sobre infância, educação infantil e relações étnico-raciais: alguns pontos para pensar a infância de 0 a 5 anos. In W. N. B. Coelho & R. A. Santos (Orgs.), A Lei nº 10639/2003: pesquisas e debates (p. 223-277). São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.
Gomes Junior, D. P. (2008). Pesquisas sobre o negro e a educação: propostas da década de 1980 e análise de Dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE (Dissertação de Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Kohl, H. G. (2012). Educação e capoeira: figurações emocionais na cidade do Recife-Pernambuco-Brasil (Tese de Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Luz, I. M. (2008). Compassos letrados: profissionais negros entre instrução e ofício no Recife (1840-1860) (Dissertação de Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Luz, I. M. (2014). Laços da diáspora: associacionismo e educabilidade entre a população negra em Pernambuco (1800-1850) (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Macêdo, M. L. (2013). Intelectuais negros, memória e diálogos para uma educação antirracista: uma leitura de Abdias do Nascimento e Edison Carneiro (Tese de Doutorado em Educação e Contemporaneidade). Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Muller, M. L. R. (2014). A produção de sentidos sobre mulheres negras e o branqueamento do magistério no Rio de Janeiro na Primeira República. Interfaces da Educação, 5, 68-81.
Munanga, K. (2015). Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (62), 20-31.
Nunes, R. S. (2012). A formação e educação do negro pelo Teatro Experimental do Negro (TEN): um estudo a partir das páginas do jornal “Quilombo” (1948-1950) (Dissertação de Mestrado em Educação – História, Política e Sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Oliveira, F. (2004). Um estudo sobre a creche: o que as práticas educativas produzem e revelam sobre a questão racial? (Dissertação de mestrado). UFSCAR, São Carlos.
Pinto, R. P. (1992). Raça e educação: uma articulação incipiente. Cadernos de Pesquisa, (80).
Romão, J. (2005). História da educação do negro e outras histórias. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Rosemberg, F. (2011). A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In M. A. C. Bento (Org.), Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais (p. 11-46). São Paulo, SP: CEERT, UFSCAR, MEC.
Santana, A. (2013). A participação política das mulheres na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho (1969-2001) (Dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Silva, A. R. (2010). Associação José do Patrocínio: dimensões educativas do associativismo negro entre 1950 e 1960 em Belo Horizonte - Minas Gerais (Dissertação de Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Silva, G. F. (2013). O ruído do silêncio: o público, o privado e as relações raciais na tramitação da Lei de Diretrizes e Bases, Lei 4.024/1961 (1948-1961) (Dissertação de Mestrado Educação e Contemporaneidade). Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Silva, M. E. R. J. (2006). Rememorando a Chapada Diamantina: histórias do Mulungu (Dissertação de Mestrado Educação e Contemporaneidade). Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Silva, P. B. G. (2015). Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação, 9(2), 161-187.
Silva, P. V. B., Regis, K., & Miranda, S. A. (2018). Educação das relações étnico-raciais: o estado da arte. Curitiba, PR: NEAB-UFPR.
Silva, S. M. (2011). Estratégias e práticas educativas dos negros na comarca do Rio das Velhas, século XVIII (Dissertação de Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Veiga, C. G. (2010). Conflitos e tensões na produção da inclusão escolar de crianças pobres, negras e mestiças, Brasil, século XIX. Educação em Revista, 26(1), 263-286.
Copyright (c) 2021 Marcelo Pagliosa Carvalho (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.