História de uma instituição escolar no Brasil

o seminário ‘Nossa Senhora da Boa Morte’ (1821-1888)

Palavras-chave: história da educação, instituições escolares, Seminário de Mariana, educação e religião

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar, a partir da análise dos Regulamentos, a estrutura interna do Seminário Nossa Senhora da Boa Morte, uma instituição escolar católica da diocese de Mariana, no período do império (1822-1888). Utilizou-se como fonte primária da pesquisa três regulamentos (1821, 1844 e 1878) compostos ao longo do século XIX que são os principais instrumentos norteadores da vida interna da Instituição. Por meio deles, foi possível compreender como era a organização interna dessas instituições escolares. Outras fontes utilizadas para o artigo foram os livros de matrículas, livros de contas e fragmentos da correspondência dos bispos de Mariana.

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Biografia do Autor

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG, Brasil

Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP) com estágio de pós-doutoramento em História da Educação (Université Laval -Québec) e em História (Unversidad Pablo de Olavide -Sevilla). É professor do Departamento de Educação na área Fundamentos e do PPGE-UFOP. Membro da Junta diretiva da Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana, atual vice-presidente.  Membro do Grupo História e Historiografia da Educação-UFOP (GERAES) e vice-coordenador do Grupo HISULA - Historia de la Universidad Latinoamericana (Colômbia/Brasil). Pesquisa na área de HIE e Formação de Professores. Editor da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores e editor associado de Rhela - Revista de Historia de la Educación Latinoamericana. É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq.

João Paulo Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG, Brasil

Possui graduação de Bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e Mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas (FAJE). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor de filosofia do curso de Bacharel em filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) desde fevereiro de 2015. Atua também como Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do grupo de pesquisa "Moventes Ideológicos: o Ensino no Seminário da Arquidiocese de Mariana" da Faculdade Dom Luciano Mendes.

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Publicado
2021-06-23
Como Citar
Jardilino, J. R. L., & Pereira, J. P. R. (2021). História de uma instituição escolar no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e185. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56450