Evangelizar, educar e modernizar

os institutos Samuel Graham e Granbery e a experiência protestante em Goiás (1943-1963)

  • Tamiris Alves Muniz Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
Palavras-chave: história da educação, educação protestante, instituições escolares, Goiás

Resumo

O presente artigo busca analisar os primórdios da educação protestante em Goiás, em particular, o processo de criação do Instituto Samuel Graham em Jataí (1942), de iniciativa presbiteriana, e do Instituto Granbery em Pires do Rio (1943), de filiação metodista. Trata-se de duas vertentes do protestantismo missionário que se instalou no Brasil a partir de meados do século XIX. A análise desses dois institutos tem por objetivoperceber o contexto histórico em que se deu a criação destes, suas aproximações, singularidades e a relação de cada um com as experiências processadas em âmbito nacional, e assim pensar as finalidades, os atores sociais e as intersecções entre religião e educação, tradição e modernidade, público e privado que concorreram para a criação dessas escolas confessionais.

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Publicado
2021-12-08
Como Citar
Alves Muniz, T., & Souza, S. T. de. (2021). Evangelizar, educar e modernizar. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e193. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e193