Educação popular na escola pública
uma análise das origens do Programa de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal do Rio de Janeiro (1985-1996)
Resumo
O principal objetivo do presente artigo é refletir sobre a perspectiva histórica da Educação Popular na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas. Para tanto, a partir da teoria social crítica e com base em documentos originais, fontes secundárias e orais, o estudo analisa o contexto histórico e as particularidades da implantação e funcionamento inicial do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da rede municipal do Rio de Janeiro. O PEJA surge, nos anos 1980, como política educacional voltada para a alfabetização de jovens de 14 a 20 anos fundamentada nos preceitos da pedagogia freiriana e sua trajetória se configura como importante referência para reflexões relativas aos desafios e possibilidades na construção de uma escola pública de base popular.
Downloads
Metrics
Referências
Arantes, J. (1988). Programa Especial de Educação: um projeto político. Rio de Janeiro, RJ: Mauad.
Arroyo, M. (2005). A educação de jovens e adultos em tempo de exclusão. In Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos (p. 221-230). Brasília, DF: Unesco.
Beisiegel, C. R. (1986). Ensino público e educação popular. In V. Paiva (Ed.), Perspectivas e dilemas da Educação Popular (2a ed., Cap. 1, p. 61-83). Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal.
Chagas, M., & Bonamino, A. (2002). O Programa de Educação Juvenil: projeto, práticas e críticas. Teias, 3(6), 1-8. Recuperado de: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23929
Conrado, B. (2015). Observando práticas, tecendo conceitos: um estudo sobre as culturas de EJA em Caxias do Sul (1998-2012) (Dissertação de Mestrado). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul. Recuperado de: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1864
Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. (1988). Brasília, DF. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Deliberação nº 13/76 (1976). Fixa normas para matrícula, transferência e adaotação de alunos e dá outras providências, conforme os termos do Parecer n.0 77/76. Recuperado de: http://www.cee.rj.gov.br/deliberacoes/D_1976-013.pdf
Di Pierro, M. C. (1996). Políticas municipais de educação básica de jovens e adultos no Brasil: um estudo do caso de Porto Alegre (RS) (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Diniz, E. (1986). A transição política no Brasil: perspectivas para a democracia. In Reunião do GT Elites políticas do 10º Encontro Anual da ANPOCS. Campos do Jordão, SP. Recuperado de: https://anpocs.com/index.php/encontros/papers/10-encontro-anual-da-anpocs/gt-11/gt05-9/6225-elidiniz-transicao/file
Fávero, O. (2004). Lições da história: os avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. In I. B. Oliveira, & J. Paiva (Ed.), Educação de Jovens e Adultos (p. 13-28). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Fávero, O., Andrade, E. R., & Brenner, A. K. (2007). Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). In S. Haddad (Ed.), Novos caminhos em educação de jovens e adultos – EJA. Um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras (p. 77-110). São Paulo: Ação Educativa. Recuperado de: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/1-programa-de-educacao-de-jovens-e-adultos-peja-()-osmar-favero-et-al.pdf
Freire, P. (1992). Política e educação: ensaios (Questões de nossa época, 23). São Paulo, SP: Cortez.
Haddad, S., & Di Pierro, M. C. (2000). Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, 14, 108-194.
Haddad, S., & Di Pierro, M. C. (2021). Considerações sobre educação popular e escolarização de adultos no pensamento e na práxis de Paulo Freire. Educação & Sociedade, 42, 1-18. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/es/a/547HdKHkhSXgqYNnRxX8Qjr/
Henriques, M. J. (1988). Programa de Educação Juvenil: uma nova proposta de alfabetização de adolescentes (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas [Ibase]. (1986). As demandas sociais e a gestão democrática da Prefeitura do Rio de Janeiro. Revista de Administração Municipal, 33(180).
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (2011). Censo demográfico 2010. Brasília, DF.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Inep]. (2021). Microdados do censo escolar 2021: notas estatísticas. Brasília, DF.
Kinzo, M. D. G. (2001). A democratização brasileira: um balanço do processo político desde a transição. São Paulo em Perspectiva, 15(4), 3-12. Recuperado de: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400002&lng=en&nrm=iso
Machado, M. M. (2021). Círculos de cultura e EJA: presença de Paulo Freire na educação de trabalhadoras. Educação & Sociedade, 42, 1-19. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/es/a/WHbTMH5BNxXRtNhMFLF4mRP/
Mainardes, J. (2009). Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, 9(1), 4-16. Recuperado de: http://ri.uepg.br/riuepg/handle/123456789/240
Motta, M. (2004a). Carisma, memória e cultura política: Carlos Lacerda e Leonel Brizola na política do Rio de Janeiro. In M. Motta, A. Freire, & C. E. Sarmento (Ed.), A política carioca em quatro tempos (Cap. 4, p. 89-99). Rio de Janeiro, RJ: FGV.
Motta, M. (2004b). Administrando o Rio: engenheiros x economistas. In M. Motta, A. Freire, & C. E. Sarmento (Ed.), A política carioca em quatro tempos (Cap. 12, p. 235-244). Rio de Janeiro, RJ: FGV.
Néspoli, J. H. S. (2013). Paulo Freire e educação popular no Brasil contemporâneo: Programa MOVA-SP (1989-1992). Revista de Educação Popular, 12(1), 31-40. Recuperado de: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4348/2/FPF_PTPF_01
_0961.pdf
Oliveira, P. A. (2020). A juvenilização na EJA: um exercício ético de compreender a juventude que habita uma escola de EJA. In Nicodemos, A. (Ed.), Conhecimento e docência: caminhos cruzados na educação de jovens e adultos (p. 37-51). Jundiaí, SP: Paco.
Oliveira, D. P., Nicolau, G. S., & Araújo, M. S. (2021). Articulações possíveis entre as experiências de um centro de referência em EJA e as funções reparadora, equalizadora e qualificadora da DCN-EJA. Revista e-Mosaicos, 10(24), 308-323. Recuperado de: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/57820
Paiva, V. (1986). Introdução. In V. Paiva (Ed.), Perspectivas e dilemas da educação popular (2a ed., p. 15-60). Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal.
Paiva, V. P. (1987). Educação popular e educação de adultos (5a ed.). São Paulo, SP: Edições Loyola.
Parecer CNE/CEB nº 11/2000 (2000). Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação.
Passos, E. S. A. (1998). Perspectivas da democratização na política educacional no município do Rio de Janeiro (1983-1988) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Ribeiro, D. (1986). O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro, RJ: Bloch.
Ribeiro, F. S., & Rua, E. R. (2019). Terminalidade no Peja: determinantes no cotidiano escolar. In A. Nicodemos, A. C. Alves, & H. D. S. Silva (Ed.), Professores-pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos e suas escritas (Cap. 4, p. 85-101). Jundiaí, SP: Paco.
Ribeiro, M. G. J. (2005, 23 de março). Entrevista com Maria da Gloria de Jesus Ribeiro Ribeiro [Entrevista concedida a Enio Serra]. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ.
Rodrigues, J. P. (2005, 23 de março). Entrevista com Juliana Pêgo Rodrigues [Entrevista concedida a Enio Serra]. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ.
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro [Seeduc]. (1985). Falas ao Professor. Rio de Janeiro, RJ: Autor.
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro [SME-RJ]. (2004). Projeto de Educação Juvenil. Rio de Janeiro, RJ.
Silva Júnior, C. R. (2017). A juvenilização nas turmas de Educação de Jovens e Adultos em um Ciep na Comunidade da Maré/RJ: conhecendo os sujeitos, suas histórias e suas perspectivas. In A. Nicodemos (Ed.), Saberes e práticas docentes na educação de jovens e adultos (p. 145-160). Jundiaí, SP: Paco.
Sordi, L. C. (2003). Atuação dos alunos e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas organizações comunitárias do município de Chapecó/SC (Dissertação de Mestrado). Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul. Recuperado de: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/321
Vainer, C. B. (2000). Os liberais também fazem planejamento urbano? Glosas ao “Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro”. In O. Arantes, C. B. Vainer, & E. Maricato (Ed.), A cidade do pensamento único: desmanchando consensos (Cap. 3, p. 105-120). Petrópolis, RJ: Vozes.
Vale, A. M. (2001). Educação popular na escola pública (4a ed.). São Paulo, SP: Cortez.
Copyright (c) 2023 Enio Serra (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.