Escrever e assinar

habilidades seletivas em um universo iletrado (São João Del-Rei, 1750-1850)

  • Christianni Cardoso Morais Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil
Palavras-chave: perfil de assinantes, escala de assinaturas, indicadores de letramento

Resumo

Investiga-se a relação de moradores de São João del-Rei (Minas Gerais) com a palavra escrita, tomando como fontes testamentos e inventários, produzidos entre 1750-1850. Foi realizado um perfil dos assinantes e das assinaturas qualificadas a partir de uma escala, sendo a segurança dos traços tomada como indicador de letramento. Os dados foram analisados à luz da História da Educação em diálogo com a História da Cultura Escrita. Conclui-se que a capacidade de assinar era mais disseminada entre os homens brancos e proprietários. Os maiores graus de letramento eram reservados aos professores, clérigos e negociantes. Mesmo assinando em menor número que os homens, as mulheres sanjoanenses apresentaram índices de letramento superiores às portuguesas e africanas.

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Biografia do Autor

Christianni Cardoso Morais, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil

Graduada em Filosofia pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, Mestre em Educação e Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada do Departamento das Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Docente do Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares. Atua nos seguintes temas: fontes primárias, práticas formativas, história da leitura/escrita, história da infância e patrimônio histórico educativo. Atualmente é Presidenta do Comitê Gestor do Centro de Referência em Pesquisa Documental (CEDOC).

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Publicado
2023-06-22
Como Citar
Morais, C. C. (2023). Escrever e assinar. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e284. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e284

Funding data